3 de set. de 2011

CANTINHO DOS POETAS

Olá, hoje estou inaugurando o "cantinho dos poetas", espero que gostem! Aqui pretendo divulgar a Biografia de autores consagrados a autores desconhecidos ainda...bjs! E pra começar, a doce Cora...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cora_Coralina

FUI HOMENAGEADA...

OI GENTE GEOGRÁFICA DO MEU MUNDO! Hoje fiquei emocionada, recebi uma homenagem do meu amigo e mais novo blogueiro da blogosfera: Tiago Nascimento, vá lá conferir e aproveite pra ficar em casa também! Estava com saudades de todo(a)s...mil bjs e bom fim de semana...

31 de ago. de 2011

COISA ORIGINAL É OUTRA COISA...

Oi gente, to meio sumida e morocoxô né? Eu sei...mas é que fiquei muito abalada com a perda da filha de minha melhor amiga e minha amiga também (afilhada de casamento 2 vezes)...eu sei que a vida continua, etc...mas é que tá difícil segurar a barra, transmitir uma força que não possuo à minha amiga, tentar distraí-la, esquecer pelo menos um pouco essa dor; e depois tem minha mamis tb que está lutando contra um câncer, enfim, a gente perde um pouco o rumo, sem falar das tristezas de algumas amigas blogueiras que afetam tanto a gente também...mas vou tentar viver normalmente e, para começar eu vou colocar pra vcs um texto interessante que achei no amigo google, de autoria da colega Martha Medeiros:


A vida com legendas
Uma vez eu estava assistindo a um filme americano no DVD, quando uma amiga da minha filha chegou aqui em casa. Ela deu um alô de longe, para não atrapalhar a sessão, mas de repente algo chamou sua atenção na TV, e em seguida ela me olhou com uma expressão atônita. Achei que fosse me revelar um segredo de Fátima, mas o que ela me disse foi: "Tia, você não sabe? Dá para assistir ao filme dublado!". Aquele "tia" não conseguiu estragar meu humor. "Eu sei, querida, mas eu prefiro assistir com legenda".


A cara de espanto que ela fez, só vendo. Dava para ler seu pensamento: como alguém pode preferir ver um filme com legenda em vez de dublado??? Pois é.


Eu me rendo feliz às legendas, já que meu inglês não é nenhum espetáculo. Mas não é só por isso. Por melhores que sejam nossos dubladores, perde-se a interpretação original, o tom de voz, as interjeições. Fica um troço frio. Dublada, qualquer obra de arte parece filme de sessão da tarde. Vai pro ralo a magia do cinema.


Legenda, ao contrário, permite o confronto entre o que foi dito e o que foi compreendido. Temos acesso às duas versões. Aliás, não seria nada mal se legendassem algumas cenas da vida real, também.


Num antigo prédio onde morei, havia um porteiro muito gentil, mas que falava um idioma indecifrável. Vogais e consoantes embolavam-se de tal modo que qualquer coisa que ele dissesse parecia turco. O senhor pode repetir, seu Gomes? Vorwitzj shurtkwzç halytqjh. Sei, sei, obrigada, seu Gomes. E eu entrava no prédio sem saber se o elevador estava enguiçado, se a vizinha havia cometido suicídio ou se tinham assaltado meu apartamento.


Igualmente enigmáticos são certos depoimentos de políticos. Falam em português, sem dúvida, mas falta uma simetria com os fatos apurados. "Esta assinatura não é minha." "Não tenho dinheiro em paraíso fiscal." "Sou e sempre fui um cidadão honesto".
Legendas, please. Eu não compreender.


Agora, intraduzíveis mesmo são os diálogos entre marido e mulher. Ele diz que vai se atrasar 10 minutos e ela conclui: ele tem outra. Ele diz que está com saudade e ela retruca: então por que só me ligou uma vez hoje? Ele diz que está infeliz no emprego e ela: não vem com frescura, o aluguel vai aumentar. Ele diz que a ama e ela: "Repete".


"Eu te amo."


"Ah, diz de novo."


"Te amo."


"Mais uma vez."


"Te amo, caramba!"


"Eu sabia, você não me ama mais, se irrita por qualquer coisinha."


Mas voltando ao assunto inicial desta crônica: soube que o mercado cinematográfico está colocando à disposição um número cada vez maior de cópias dubladas, não apenas de filmes infantis, o que se explica, mas também de filmes para adultos. E o público está aplaudindo a tendência, pois, segundo pesquisa, preferem mesmo assistir ao filme direto em português. Uma pena. Entendo que se queira facilitar a vida, mas quando se quer facilitar demais, perde-se algumas pequenas sofisticações, hoje cada vez mais raras
Martha Medeiros

Minha lista de blogs