7 de jan de 2014

É NATAL MAIS UMA VEZ...

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

ESSA CRÔNICA EU FIZ ANTES DO NATAL, MAS NÃO TIVE TEMPO DE POSTAR...BJS A TDS!

É NATAL MAIS UMA VEZ...



DIZ UMA CANÇÃO NATALINA... E ISSO ME REMETE A UM PASSADO REMOTO E EU ME VEJO DIANTE DE MINHAS LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA: NÃO SABÍAMOS BEM O SENTIDO DO NATAL, MAS SABÍAMOS QUE ERA ALGO BOM, POIS SOMENTE NESTA ÉPOCA DO ANO GANHÁVAMOS UM SAPATO NOVO... A ÁRVORE (CASTANHEIRA) QUE MINHA MÃE CULTIVAVA EM UMA LATA DE 20 LITROS ENCAPADAS COM PAPEL COLORIDO, NA VERDADE ERAM DUAS, SE TRANSFORMAVAM EM UM PAR DE LINDAS ÁRVORES DE NATAL COM BOLAS COLORIDAS, FICÁVAMOS DOIDOS PRA AJUDAR A ENFEITAR, MAS ISSO ERA COM MEU PAI E COM MINHA MÃE... DELICADAMENTE ELES IAM PENDURANDO AQUELAS BOLAS DE VIDRO (NAQUELE TEMPO ERA DE VIDRO) COLORIDAS E MUITO SENSÍVEIS, QUEBRAVAM AO MENOR MOVIMENTO... PRONTO. A ÁRVORE ESTAVA PRONTA, MAS O MELHOR ESTAVA POR VIR: O PRESÉPIO! AH O PRESÉPIO...NO VÃO ENTRE AS DUAS ÁRVORES, MEU PAI, COM MUITO CUIDADO COLOCAVA O SEU ESPELHO DE BARBEAR (SERIA UM LAGO), LADEAVA COM GRAMA E ALI, POUCO A POUCO SE FORMAVA A FAMÍLIA DE NAZARÉ. MARIA COM SEU MANTO AZUL OLHAVA COM TERNURA PARA O MENINO JESUS EM SEU BERCINHO DE PALHA E JOSÉ TODO ORGULHOSO SUSTENTAVA SEU CAJADO EM PUNHO; LOGO ATRÁS VINHAM OS TRÊS REIS MAGOS COM SEUS PRESENTES LINDOS... HAVIA TAMBÉM MUITAS VAQUINHAS NO CURRAL, OVELHINHAS, PATINHOS E ATÉ UM SAPINHO QUE CURIOSO VINHA TAMBÉM O MENINO VISITAR. AH! O ANJO GABRIEL, ELE FINALIZAVA O PRESÉPIO PENDURADO NA ÁRVORE A PROTEGER AQUELA FAMÍLIA ABENÇOADA... TUDO PRONTO PARA O NATAL COMEMORAR: ÍAMOS A MISSA DO GALO, (ficava imaginando porque “galo”), O CARDÁPIO INESQUECÍVEL DO MEU PAI ERA SALADA DE MELÃO CAIPIRA COM AÇUCAR E RODELAS DE ABACAXI AO VINHO TINTO TAMBÉM SALPICADO COM AÇÚCAR CRISTAL... E ASSIM JESUS NASCIA ENTRE NÓS... CRESCEMOS NOSSO PRESÉPIO A CADA ANO FALTAVA UM BICHINHO... O ÚLTIMO A SE QUEBRAR FOI O MENINO JESUS... MAS QUE BOM QUE ELE JÁ ESTAVA EM NOSSOS CORAÇÕES... ASSIM ERA O NATAL DA MINHA FAMÍLIA...E HOJE, JÁ ADULTA, COM MINHA PRÓPRIA FAMÍLIA FICO PENSANDO: COMO SERÁ QUE MEUS FILHOS SE SENTIAM NO NATAL DE SUA INFÂNCIA? ESPERO QUE SINTAM A MESMA ALEGRIA DE COMEMORAR, A CADA ANO, O NASCIMENTO DE JESUS... E É NATAL, MAIS UMA VEZ!!!

3 comentários:

Renata Guidinha disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Renata Guidinha disse...

Ô Bernadete, fiquei emocionada ao ler sua postagem... Que lembranças lindas do Natal.
Tenho saudade dos Natais de minha infância e acho que minhas filhas também tem muita coisa boa pra recordar com relação aos Natal.
Nossos Natais sempre foram realmente a festa do aniversário de Jesus e me lembro do ano 2000. Quando cantamos o parabéns pra Jesus e a criançada soprava a vela do bolo,um dos meus sobrinhos menores, estava espantado como Jesus era velho...
Que seja Natal em seu coração sempre, sempre, sempre.
Bjks

casa de professora disse...

OBRIGADA AMIGA! QUE BOM QUE GOSTOU DA MINHA CRÔNICA...ME EMOCIONEI TB AO ESCREVÊ-LA, POIS A PRESENÇA DE MEUS PAIS ESTAVA MUITO VIVA! EU ACHO QUE SÃO ESSAS LEMBRANÇAS QUE AINDA VALEM A PENA...BJS!

Minha lista de blogs

Ocorreu um erro neste gadget