9 de out de 2011

CANTINHO DOS POETAS

Hoje nós vamos conhecer um pouco de Fernando Pessoa.Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa13 de Junho de 1888 — Lisboa30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português.
É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões. O crítico literário Harold Bloomconsiderou a sua obra um "legado da língua portuguesa ao mundo".[1]
Por ter sido educado na África do Sul, para onde foi aos seis anos em virtude do casamento de sua mãe, Pessoa aprendeu perfeitamente o inglês, língua em que escreveu poesia e prosa desde a adolescência. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa traduziu várias obras inglesas para português e obras portuguesas (nomeadamente de António Botto e Almada Negreiros) para inglês.
Ao longo da vida trabalhou em várias firmas comerciais de Lisboa como correspondente de língua inglesa e francesa. Foi também empresário, editor, crítico literário, jornalista, comentador político, tradutor, inventor, astrólogo e publicitário, ao mesmo tempo que produzia a sua obra literária em verso e em prosa. Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterónimos, objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. Centro irradiador da heteronímia, auto-denominou-se um "drama em gente".

3 comentários:

Maria Girassol disse...

Ai menina!!! Costurar é muito bom mesmo! =D

Bom feriado!!!

casa de professora disse...

OBRIGADA MARIA! PRA VOCÊ TB!

casa de professora disse...

OBRIGADA MARIA! PRA VOCÊ TB!

Minha lista de blogs

Ocorreu um erro neste gadget